We've updated our Terms of Use. You can review the changes here.

4 de Dezembro

by Africanoise

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

  • Double CD
    Compact Disc (CD) + Digital Album

    Double gatefold sleeve in our generic white cardboard pack with black sticker. with TWO audio CDs on it and A4 with press release and BPMs.

    Includes unlimited streaming of 4 de Dezembro via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.

    Sold Out

1.
Orvalho 06:05
2.
Cantigo 07:30
3.
Subterrânea 05:42
4.
Labalabá 06:38
5.
6.
Prenúncio 07:01
7.
Calor das 12 05:53
8.
Bromélias 06:34
9.
Laje 04:55
10.
Sonho Lucido 05:09
11.
12.
Vaninha 03:29
13.
Óde 07:54

about

"Para tudo que nós vivemos uma vez, nós nos especializamos em relembrar isto para sempre”, o que soa como um belo ditado, às vezes é apenas uma obviedade sobre o passar do tempo. As mudanças e movimentos da vida se correlacionam com elas mesmas, mas como isso se relaciona à música? Pegamos o ritmo de uma musica, por exemplo: ritmo é algo abstrato, que todo mundo entende e re-entende em seus próprios méritos, mas a familiaridade proporcionada pela experiência, aliada à memória, pode levar os seus praticantes, cada vez mais, à especialização naquilo que fazem. Uma dessas pessoas é Renato Junior, que com seu projeto Africanoise apresenta aqui o disco “4 de Dezembro”, uma epopéia de 13 faixas contempladas em 2 CDs.

Renato é baterista, percussionista, engenheiro de som e produtor com anos e anos de vivência nas cenas do Rio de Janeiro e da Bahia. Olhando desde a influência dos seus tios na infância, dentro de casa, passando pelo carnaval de Salvador e experiências produzindo e tocando em bandas de axé, pop rock e indie, não é exagero afirmar que essas mudanças da sua vida profissional o ofereceram uma percepção aguda sobre essa ideia tão estranha que é a organização de barulho (leia-se ritmo). Não foi apenas seu esforço individual que lhe proporcionou desenvolver hoje uma abordagem ampla e complexa às suas composições rítmicas: sua educação musical vem de dentro do Ilê Axé Yaominide. Como Africanoise, ele insere suas influências na música eletrônica com uma destreza tão grande que nos faz refletir sobre o próprio conceito do que é realmente esse tipo de musica.

Nós tendemos sempre a generalizar estilos porque nós possuímos preceitos comerciais internalizados (a própria palavra “estilo” é brutal por si só) mas imagina uma música tão forte que é capaz de abarrotar isso tudo… Essa musica é esse disco. Pegamos a música que abre o disco, “Orvalho" uma suite de sopros de 5 minutos, sem bateria ou percussão… porque nós não percebemos isso como “techno”? Porque talvez nossa percepção de ritmo é tão corrompida pela nossa vontade de categorizar, que nós esquecemos da abrangência da coisa, e essa amplitude não se revela apenas em música: Africanoise traz ancestralidade da diáspora e simbolismos do iorubá que só nos mostra o quão expandido tudo se torna aqui.

Nada se relaciona com algo por nada, então toma-se uma visão muito aberta para enxergar isso, a vivência e ideias de Renato nos mostram isso. É claro que existem elementos mais ortodoxos da música eletrônica ao redor do disco, mas todos eles se formam com outros não tão comuns assim e juntos criam um terceiro que você sequer sabia que podia existir: toques de atabaque e baixos em synths subgraves nunca foram tão interdependentes. Esse texto não precisa te convencer, porque a música é uma coisa imaterial e tudo já está no ar, as baterias e guias de Africanoise são a prova cabal de que há muito mais a se escutar.

credits

released August 26, 2021

Produzido, mixado e masterizado por Renato Junior.

license

all rights reserved

tags

about

40% Foda/Maneiríssimo Rio De Janeiro, Brazil

contact / help

Contact 40% Foda/Maneiríssimo

Streaming and
Download help

Shipping and returns

Redeem code

Report this album or account

If you like 4 de Dezembro, you may also like: